Dicas para empreendedores, Redes Sociais

10 dicas para fazer seu e-commerce vender mais no Facebook

Confira dicas de especialistas e comece a usar suas redes sociais para vender mais agora!

Como vender mais no Facebook? Este poderia ser o mote para um livro , mas Vírginia Coutinho, autora de The Social Book e atualmente social media strategist da Socialbakers, apontou 10 dicas importantes para as empresas que querem aumentar as suas vendas no Facebook.

Como é evidente, empresas de diferentes dimensões e setores terão necessariamente de pensar em estratégias e táticas diferentes. Confira!

1) Faça promoções exclusivas para os seguidores

Ao fazer uma promoção exclusiva e apenas anunciar no Facebook conseguirá medir exatamente o retorno gerado, promoverá um aumento imediato de vendas e fará com que os seus seguidores se sintam mais “valorizados”. Estas promoções podem ir desde descontos mensais, flash sales até promoções pontuais de serviços e produtos. Pode ainda fazer promoções para aniversariantes ou aproveitando alguma comemoração específica.

2) Seja transparente e forneça toda a informação sobre os produtos

Detalhes como não mencionar o preço do serviço ou produto poderão fazer diferença no momento da compra. Ao não colocar o preço poderá perder potenciais interessados e, para além disso, provavelmente terá de responder em privado ou por comentários a várias solicitações de preço.

3) Facilite o processo de compra

Inclua na publicação o link para a loja, ou crie uma loja no Facebook, um formulário de contato etc. Tente facilitar o processo de compra para evitar ter de trocar dezenas de e-mails para vender um simples produto ou serviço, e que o comprador perceba o processo como muito complicado.

4) Tenha um bom “atendimento ao cliente”

Dificilmente você escolherá ir a uma loja física com um mau atendimento ao público. O mesmo se passa nas redes sociais. Procure ter um bom apoio ao cliente na sua página, com respostas cuidadas e com bons tempos de resposta.

5) Aposte em conteúdos (publicações de qualidade)

Aposte em boas imagens do produto. Em qualquer plataforma online, onde os compradores não têm a oportunidade de ver “ao vivo” e tocar no produto, é crucial que as imagens sejam de grande qualidade.

6) Aposte em anúncios de Facebook

Faça anúncios para um determinado produto ou serviço e teste-os. Poderão ser uma boa forma de alavancar o seu negócio. Por exemplo, se vende colares a 50 reais, invista 100 reais em anúncios e veja o retorno imediato que estes lhe renderam. Não se esqueça que para além desse retorno imediato, em vendas, as suas possibilidades de venda serão maximizadas também a médio e longo, já que terá mais fãs e possivelmente mais clientes e vendas no futuro.

É ainda importante que, ao apostar em anúncios que direcionam os usuários que neles clicam para a sua página de Facebook, se certifique que tem o máximo de informação visível acerca da promoção que anunciou. Para tal, pode marcar uma publicação no topo da página ou instalar uma capa com informação sobre essa promoção.

7) Promova o produto do mês

Se vende vários produtos, experimente dedicar um mês a um produto. Comunique-o com maior frequência, e dê-lhe especial destaque, por exemplo, na capa da página.

8) Compartilhe testemunhos e experiências

Incentive o compartilhamento de testemunhos na sua página por parte dos clientes, ou compartilhe testemunhos que obteve em outras redes (devidamente identificados).

9) Atualize frequentemente a sua página de Facebook

Para vender através da plataforma é importante que transmita confiança, e a sua página não deverá parecer abandonada ou gerida de forma amadora.

10) Meça e melhore constantemente

Teste e veja que tipo de conteúdo, que segmentação de anúncios, que tipo de promoção, que dias da semana, lhe traz mais vendas. Aprenda e melhore a sua gestão com base nessas informações.

Algumas empresas não têm uma loja física, nem website. Isto é, não têm nenhum outro meio de comunicação ou ponto de venda para além da página de Facebook. Nesse caso, é crucial ser credível e perceber que a página será o principal canal da empresa, devendo por isso transmitir a qualidade que pretende (por exemplo, uma página de um hotel 5 estrelas tem de conseguir transmitir essa qualidade, exclusividade). Apostar em imagens de qualidade para a capa e nas publicações, e colocar conteúdo cuidado e com regularidade, é meio caminho para captar mais a atenção dos seus seguidores ou potenciais seguidores.

É importante realçar ainda que, embora o principal objetivo possa ser a venda, a página deverá ter um equilíbrio entre publicações comerciais e as chamadas publicações de relação, isto é, não comerciais.

F-commerce e F-stores

Quando se fala em vendas no Facebook é praticamente inevitável não associar ao conceito de F-commerce. O F-commerce é entendido como as transações comerciais efetuadas no Facebook, enquanto as F-stores são as lojas no Facebook.

As F-stores permitem ao seguidor da página realizar a compra de forma automática, sem sair do Facebook. Existem várias plataformas e programas, com vários preços, com ferramentas que lhe permitem inclusive gerir estoques.

“Acho apenas importante realçar que o Facebook, bem como outras redes sociais, pode efetivamente contribuir para o aumento de vendas das empresas. Importante é que as mesmas tenham os objetivos, processos, métricas e KPIs devidamente definidos”, afirma.

Fontes: Revista Wide

publicidadis-agencia-de-marketing-digital-redes